sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Algumas doenças causadas pelo uso de telefones

Algumas doenças causadas pelo uso excessivo de telefones celulares.


É verdade que os telefones celulares são muito úteis para praticamente todas as nossas atividades. O invento mudou as nossas vidas drasticamente e essas mudança nem sempre tendem para o lado bom. Por ter se tornado uma febre, o uso desmedido dos gadgets pode trazer sérios problemas de saúde para os seus usuários. Listaremos algumas doenças relativamente comuns dentre os usuários compulsivos de telefones celulares.

Ansiedade

Somos ansiosos por natureza. Seja por estarmos aguardando o resultado de alguma prova ou concurso, ou simplesmente porque estamos vendo um filme ou lendo um livro. Claro, existem exceções, mas a ansiedade é, irremediavelmente, um mal que atinge muito mais da metade da população mundial. Mas onde o nosso querido celular entra nisso? Ele é responsável por boa parte dos ataques de ansiedade em jovens. Já experimentou ficar sem o seu telefone durante 1 semana? Na verdade, nem precisamos ir tão longe; basta sair de casa sem ele que já nos sentimos diferentes. Incomunicáveis. De acordo com uma pesquisa publicada pelo R7, pessoas viciadas em celular simplesmente apresentam crises de abstinência.
Ainda de acordo com o estudo, as pessoas que vivem em função dos seus telefones sentem-se "desprotegidas" e não raramente apresentam taquicardia quando estão sem os mesmos. Cristiano Nabuco, pesquisador da USP e responsável pelo departamento de dependentes em internet afirmou que os sintomas apresentados pelos dependentes de gadgets quando privados deles é semelhante aos sintomas apresentados por alcoólatras quando estes são privados de bebidas.
Uma outra pesquisa realizada pela Universidade McMaster, em Ontário afirmou que muitos jovens excluem-se do mundo quando são roubados ou perdem seu telefone. O sentimento de angústia é implacável e eles sentem medo de terem seus dados expostos em redes sociais.

Câncer

Este campo é polêmico! Muitos dizem que não há ligação entre câncer e o uso excessivo de celulares, mas de acordo com um estudo publicado pela Ars Techinica, as causas para o aparecimento de câncer em pessoas que usam excessivamente o celular ainda são desconhecidas. O motivo? As pessoas estavam incapacitadas de responder ao questionário proposto pela companhia, uma vez que apresentavam estágio terminal da doença.
Fato é que órgãos reguladores estipulam limites de radioatividade para estes gadgets. Níveis elevados em celulares pode causar alterações nas células gliais (células que protegem e nutrem os neurônios). De acordo com a revista científica "Lancet", 40% das pessoas que utilizam o celular 30 minutos por dia, durante 10 anos, apresentam alterações significativas, podendo desenvolver glioma, que é o câncer destas células.
A OMS, por sinal, afirmou que o celular pode ser comparado ao chumbo, clorofórmio e fumaça de veículos em termos de periculosidade. Isso quer dizer que é praticamente certo que os celulares provoquem alguma alteração celular capaz de transformar-se em câncer. É fato que existem diversas opiniões inversas, contudo, ter moderação nunca é demais.

Tendinite

Digitar muito (assim como qualquer movimento repetitivo) pode causar inflamações nos tendões. O primeiro sintoma neste caso é a mialgia (dor nos músculos das mãos). Quantas vezes sentiu que suas mãos estavam exaustas de tanto digitar? Pois é, este é um indício de que está havendo um exagero.
Diversas pessoas procuraram seus respectivos médicos com sintomas semelhantes ao de inflamações severas em suas mãos e todas elas explicaram que exageraram no uso do telefone celular.

Whatsappinite

Bem, esta doença batizada recentemente funciona como a Tendinite, só que demora muito menos tempo para chegar ao ápice (da dor, claro). Registrada na Espanha, em uma mulher de 34 anos, o relato ganhou força e foi objeto de estudo de médicos espanhóis e publicado numa revista científica de grande circulação. Felizmente é curável. No caso da espanhola, foram prescritos analgésicos e abstinência do mensageiro ou de qualquer coisa que necessitasse de digitação. A paciente informou que ficou mais de 6 horas utilizando o mensageiro na noite anterior.
Em conclusão, pode-se dizer que tudo em excesso prejudica. Claro que os telefones celulares são grandes ajudadores da sociedade, mas não devem ser tratados como parte do nosso corpo. Utilizar com moderação é a chave para evitar qualquer problema de saúde. Alguns pesquisadores recomendam sair sem o seu celular esporadicamente para ir se acostumando, caso haja uma necessidade de ficar muitos dias sem utilizá-lo ou for roubado etc, adaptar-se bem a situação.
Se o uso desmedido põe a nossa saúde em risco, o usuário deve parar e refletir na importância que os objetos possuem em sua vida. É fato que celulares existem aos montes e dinheiro os compra, mas saúde, dinheiro algum consegue impedir que ela se vá, ou fazer com que ela volte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário