sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Agora andar de Ônibus está mais divertido. Confira como.

São Paulo recebe ônibus com internet 4G. Testamos e o
resultado foi ótimo





Não é novidade que o transporte público, de algumas cidades, já contam com conexão Wi-Fi para seus usuários. A boa nova é que São Paulo é a primeira cidade a receber este recurso, com base em um modem que pode captar sinais de redes 4G. O TudoCelular resolveu acompanhar a novidade e foi até um destes ônibus para testar a conexão dentro doSpeedtestYouTube e Netflix.

ônibus com Wi-Fi contam com adesivo na frente
Os ônibus que já contam com conexão Wi-Fi, ao menos em São Paulo, utilizam a rede da operadora Nextel em padrão 3G. Esta escolha pode ser mais econômica para a empresa que controla a viação, mas entrega uma conexão que não é das mais velozes, principalmente quando todos os usuários do ônibus estão acessando, ao mesmo tempo. Para pular este limite viável de conexões ao mesmo tempo, a Sambaíba Transportes (empresa que opera ônibus da zona norte de São Paulo, na cor azul) escolheu instalar alguns modens com conexão 4G em várias linhas com carros mais recentes.
Segundo a empresa, o modem utilizado é da marca VER Online e que comporta até 400 conexões ao mesmo tempo - um número muito superior ao que o ônibus pode suportar, mesmo quando consideramos horário de rush e com muitas pessoas de pé. Outra diferença com as outras linhas que já adotam conexão Wi-Fi dentro dos veículos, é que os da Sambaíba utilizam a operadora Vivo e não a Nextel. Por fim, os carros da Sambaíba não contam com o ar-condicionado de outras linhas da cidade - o que facilita a adoção do modem, que não exige a instalação de ar-condicionado, algo que eleva bastante o preço de implementação.

Wi-Fi está no nome SAMBAIBA_0001
Testamos a conexão na linha 2104-10, que vai do terminal de ônibus de Santana (perto do metrô) até o terminal Don Pedro II, no centro da capital paulista. Ao chegar no ônibus, há apenas duas etapas que são necessárias para você aproveitar o 4G (que não depende de aparelho compatível com esta conexão, já que a internet é distribuída via Wi-Fi, a partir do roteador), sendo que a primeira é escolher o Wi-Fi com nome de SAMBAIBA_0001 e depois tocar para conectar. Uma janela de autenticação abrirá (se não abrir, abra o navegador e vá para qualquer site, que a tela será exibida) e você precisa tocar em "Li e concordo com os Termos de Serviço", que é o segundo passo. Pronto, você está navegando.
Em nossos testes, conseguimos uma média de 5 MB/s de conexão para download e 1,2 MB/s de upload (com o veículo em movimento, que diminui a velocidade de conexão). É mais do que o suficiente para checar e-mail, Facebook, postar algo no Instagram e escutar uma música via stream em serviços como Deezer, Rdio ou o Spotify. Fomos além e testamos o YouTube, que rodou muito bem e sem qualquer travamento durante toda a reprodução do vídeo. O Netflix sofreu um pouco, com a reprodução visivelmente em baixa qualidade (para adequar ao stream e evitar engasgos), com raríssimos momentos onde o serviço pausava o vídeo para armazenar dados no buffer.

Termos de compromisso e velocidade da conexão
No final das contas, este tipo de Wi-Fi não é bem o Wi-Fi que você utilizará para assistir um filme, mas sim o que você precisa para uma conexão rápida para checar redes sociais e e-mails, com abertura de um site e até dar uma olhada em algum serviço de mapas, como o Google Maps. Para isso, ela funcionou perfeitamente e sem interrupções durante todo o trajeto da linha. Já para filmes e vídeos, a reprodução é satisfatória e pode soluçar quando há muitos usuários usando o mesmo 4G.
Atualmente há mais de uma linha com o Wi-Fi e para identificar qual ônibus tem o serviço, basta olhar o adesivo que fica logo abaixo do que indica o preço da tarifa,na frente do ônibus. A internet grátis não altera o valor da passagem do ônibus, ao menos por enquanto.

Fonte: Tudo de Celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário