sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O que falta no iOS?

O que falta no iOS para que ele se torne ainda melhor?
O iOS, da Apple, é um dos sistemas mais queridos e cobiçados da atualidade. A sua integração com os gadgets o torna muito leve e fluido, consequentemente. Sendo o principal trunfo da Maçã, o sistema operacional recebe atualizações de segurança frequentes e está sendo sempre aprimorado com novos aplicativos e funcionalidades úteis. Mas assim como todos os outros sistemas, o iOS possui pontos que precisam ser melhorados e nós os listamos. Confira!

Melhor integração entre aplicativos

Não é raro vermos os usuários do iOS reclamarem da falta de integração entre a grande maioria dos aplicativos instalados em seu iPhone ou iPad. Apesar de possuir sistemas que possibilitam a troca de informações entre aplicativos, este funcionalidade ainda é escarça. Este, inclusive, foi um dos grandes motivos de abandono do sistema. O Android, por exemplo, possui um ótima integração entre aplicativos e isso facilita muito a vida dos usuários.
No Android, por exemplo, você pode escolher tranquilamente o aplicativo que deseja inicializar ou compartilhar determinada tarefa. É verdade que isso será corrigido no iOS 8, mas como ainda estamos utilizando amplamente a versão 7.X do sistema, este é um problema que atinge a grande massa de clientes da Maçã.

Aplicativos mais baratos

Um estudo realizado pela consultoria alemã Idealo, mostrou que a loja de aplicativos da Apple é a que cobra mais caro dos seus clientes. Claro, a Apple é conhecida por seus critérios excessivamente rígidos em relação a segurança dos seus clientes e isso está diretamente ligado a disponibilização de aplicativos na sua loja. As exigências da Apple em relação aos aplicativos que serão hospedados em sua loja contribuem para o alto custo dos mesmos. A exclusividade de alguns aplicativos também custa caro para os clientes.
Obviamente existem aplicativos gratuitos na loja, mas os mais requisitados são pagos. Para você ter ideia, o aplicativo WolfVision custa $ 999,99!

Melhor aproveitamento da bateria

É verdade que a bateria dos iPhones acabam demasiadamente rápido. O sistema influencia muito nisso, claro, mas um dos grandes fatores é também a bateria com pouca capacidade posta pela Apple em seus gadgets. Sempre que a Maçã lança uma nova atualização, sua página de suporte é inundada por clientes insatisfeitos com o consumo de bateria do seu smartphone.
Aparentemente, as novas atualizações da Apple desregulam o consumo de bateria do sistema e exige que o mesmo necessite de mais energia para se manter estável. Talvez a necessidade de mais processamento seja responsável por isso. A Apple sempre lança atualizações posteriores que prometem resolver este problema, mas o problema geralmente persiste.

Menos dependência do iTunes

Para muitos o aplicativo iTunes é essencial. Para outros, ele é completamente estressante! Há controvérsias, é verdade, mas é muito chato você ir na casa de um amigo, por exemplo, e não conseguir passar aquela música que você tanto quer porque ele não tem o iTunes.
Já evoluímos e a Apple deveria facilitar as coisas para os seus clientes. É verdade que o iTunes até ajuda na busca de aplicativos, atualiza seu celular, restaura-o etc, mas tem o seu lado muito desagradável. Além disso, o software é muito pesado, tendo 108MB!

Mais personalização

iOS
Se você observar bem, a Apple não lhe oferece muitas opções de personalização. No Android, por exemplo, você consegue instalar launchers e deixá-lo precido com o iOS, com as modificações criadas pela Samsung, pela LG etc. Mas no iOS não. Você sempre terá aquela mesma tela, com aqueles mesmo ícones. O máximo que você poderá fazer é alterar o seu plano de fundo.
Apesar de ser consolidado no mercado há muitos anos, o sistema da Apple precisa de ajustes. É claro que a companhia já está providenciando as melhorias cabíveis. O iOS 8, por sinal, irá por fim aos clamores de muitos clientes. A evolução dos sistemas operacionais é de suma importância para as companhias, uma vez que somente a "plena" satisfação dos clientes os manterá em seu hall.

Nenhum comentário:

Postar um comentário