quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Anatel publica novo relatório sobre velocidade da Internet

Anatel publica novo relatório com a velocidade da internet no Brasil
A Anatel divulgou o seu relatório trimestral, revelando o resultado das medições de velocidade da internet no Brasil. Os estados onde ocorreram as aferições correspondem atodas as unidades da União e o Distrito Federal. O único lugar que ficou de fora foi o Amapá, por conta da baixa quantidade de dados coletados.
O período do relatório corresponde ao segundo trimestre desse ano. A intenção de se obter esse documento é averiguar se as empresas estão ou não cumprindo as metas impostas pela Anatel no âmbito da internet fixa e móvel. Todo o resultado é separado por cada região, cada operadora e cada tipo de conexão. Logo, fica mais fácil de identificar em quais locais e quais empresas possuem dificuldades de alcançar as metas.

Como são coletados os dados?

Banda Larga Fixa.
No caso da Banda Larga Fixa, são utilizados voluntários para se fazer as devidas medições. Qualquer indivíduo pode, portando, cadastrar-se no site Brasil Banda Larga.
No banco de dados desse cadastro, subdivide-se os usuários em dois grupos. Um grupo é constituído por aqueles que possuem um plano de até 2Mbps de velocidade, e o outro grupo é formado por aqueles que contrataram uma internet acima dos 2Mbps de velocidade.
Logo em seguida, são sorteados os indivíduos em cada grupo de acordo com a operadora que utilizam. Selecionados os participantes, enviam-se os medidores que servirão para a aferição.
Banda Larga Móvel
No caso das conexões móveis, a metodologia é ligeiramente diferente. Quem participam das aferições são as escolas públicas localizadas em áreas cobertas por conexão das operadoras.
Os prédios são selecionados por sorteio. Após a lista criada, enviam-se os medidores com a ajuda do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Os dados obtidos são separados em dois grupos. O primeiro grupo compreende as conexões de até 1Mbps, e o segundo grupo aquele que abrange as conexões acima de 1Mbps.

Que tipo de dados são obtidos?

Os principais dados correspondem à velocidade média e a velocidade instantânea. Esta última velocidade, a instantânea, corresponde a medida do nível de upload e download que é apurado no momento da utilização da internet pelo usuário. Já a velocidade média, por sua vez, corresponde naturalmente à média de todas as velocidades instantâneas ao longo do mês. Logo, quanto maior a média, mais a conexão se mantém estável.

Os resultados

Os resultados foram dos mais variados possíveis, e podem ser conferidos separadamente por estado e operadora neste link para o relatório da Anatel. Em São Paulo, por exemplo, a NETpossui a pior velocidade média para conexões de até 2Mbps, fornecendo apenas 0,98 Mpbs. Todavia, nos planos acima de 2Mbps, a operadora em questão apresentou-se como a segunda melhor do estado, com velocidade de 14,91Mbps. A melhor de São Paulo, porém, é aGVT, oferecendo 17,31 Mbps.
Já no âmbito da telefonia móvel, a Claro e a Vivo apresentam-se como a melhor opção para o estado de São Paulo. A Vivo alcançou as melhores metas para a velocidade média, seguida pela Claro. A Tim e a Oi, por sua vez, foram as que apresentaram o menor desempenho na hora de cumprir as metas de velocidade da Anatel para o estado em questão. A Tim ficou em penúltimo lugar na velocidade média, enquanto a Oi apresentou-se em último.
Vale salientar, no entanto, que os resultados foram diversos de acordo com cada região estudada. Você poderá, portanto, verificar no link para o relatório da Anatel o resultado para a sua cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário