segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O que falta no Android?

O que falta no Android para que ele se torne um sistema ainda melhor?


 A concorrência é grande, mas ainda assim o sistema Android, do Google, consegue ser mais distribuído do que todos os seus concorrentes juntos! Recebendo cada vez mais investimento dos fabricantes que o utilizam, o sistema evoluiu bastante nos últimos tempos. Mas apesar de toda essa evolução, muitos clientes ainda reclamam de alguns pontos do sistema. A seguir, citaremos pontos onde o sistema falha e que se fossem corrigidos, iria torná-lo um sistema operacional ainda melhor.

Atualizações mais rápidas

Sabemos que quando o assunto é atualização, os fabricantes tropeçam feio. Por ser utilizado por meio mundo de empresas, o sistema passou a ter uma interface que identificasse cada grande fabricante que o utilizasse. Isso pode ser até agradável de se ver, mas não é nada agradável para os clientes esperarem meses por uma atualização que já fora liberada para a linha Nexus, por exemplo. Ou empacarem numa versão antiga do Android, mesmo sabendo que seus smartphones possuem requisitos técnicos para rodarem a versão mais atual.
Sabemos que para que uma atualização seja liberada, ela precisa passar por diversos testes, mas será que este processo precisa mesmo ser tão demorado assim? Este é, sem dúvidas, um ponto negativo!
Além de irritar os seus clientes, os gadgets com sistemas mais antigos são mais suscetíveis a invasões e pessoas de má fé podem roubar dados dos usuários de maneira muito mais fácil.
S4 na versão 4.3 do Android

Aplicativos padronizados e loja menos poluída

Procura por aplicativos na loja do Google
A loja de aplicativos do Google é uma das maiores que existem. Claro, isso tem o seu lado bom, como por exemplo achar quase tudo que se busca. Mas será mesmo que os clientes precisam de "mais de 250 aplicativos" do mesmo? Regular o que é disponibilizado em sua loja é fundamental para garantir a satisfação e segurança dos seus clientes. Claro que vez ou outra todos os desenvolvedores cometerão deslizes, mas traçar um padrão para ícones, ou interface de aplicativos poderia ser uma boa ideia. Ao definir um padrão, certamente as atualizações chegariam mais rápido, já que não precisariam ser estudadas em diversas interfaces.
A retirada de aplicativos duplicados, quadruplicados etc também é uma boa ideia, já que a busca de um aplicativo num universo onde existem centenas dele é um tanto quantocomplicada. Se você buscar por "lanterna", aparecerão infinitas sugestões de aplicativos. Obviamente os desenvolvedores devem ter atribuído características singulares em cada programa, mas a essência é a mesma, neste caso. A enorme quantidade de aplicativos "do mesmo" dificulta uma localização posterior. Se você esqueceu sua conta do Google e precisa criar uma nova, provavelmente não irá se recordar quais aplicativos possuía na sua conta antiga, isso se considerarmos um aplicativo que não foi desenvolvido por grandes empresas, claro.
Estudar o comportamento dos seus clientes em relação à sua loja de apps tem ajudado o Google a aprimorar os seus serviços, mas claro que ainda falta muito para que a companhia torne o seu sistema "perfeito" neste campo.

Mais segurança

Vírus
Não é novidade que mais de 99% das ameaças são destinadas ao Android. Isso se dá, em grande parte, pelo fato de o sistema possuir mais usuários do que todos os outros, mas não é só por isso; por ser um sistema de código aberto, muitos criminosos desenvolvem aplicativos piratas, carregados de malwares, para invadir o celular dos outros e roubar seus dados.
Medidas de segurança são desenvolvidas pelo Google e pelos fabricantes, mas paramos na página dois. Não é incomum vermos pessoas queixando-se que suas fotos foram roubadas, que seus dados bancários foram capturados etc. Medidas mais ativas de segurança devem ser tomadas para que os clientes sintam-se mais seguros.

Otimização para celulares com hardware fraco

Devido ao grande número de modificações, o Android passou a ser mais "pesado" ao longo do tempo. A interface utilizadas pelos fabricantes consome muita memória interna do gadget, que acabam precisando de um poder de processamento muito elevado. Nem todos possuem dinheiro para comprar um top de linha, por isso as empresas lançam, sem cessar, gadgets de baixo custo que utilizam, claro, o Android.
Mas nem sempre estes aparelhos fazem um bom trabalho com o sistema. Não é raro vermos pessoas reclamando da lentidão do seus produtos. Talvez se os fabricantes utilizassem uma versão mais simples de suas interfaces em celulares simples, este problema acabasse. O Google poderia, por sua vez, induzir os fabricantes a ajustarem suas inserções neste tipo de gadget, entre outros.
Smartphones como o Lumia 520 estão ganhando cada vez mais mercado neste setor, já que possuem configurações técnicas modestas mas mesmo assim conseguem apresentar desempenho aceitável.

Gerenciamento de processos ineficaz

Gerenciador de processos
Já percebeu que quando você abre diversos aplicativos no seu celular, eles ficam rodando em segundo plano e consomem toda sua memória RAM? Já notou também que um simples app com bug pode fazer o seu celular reiniciar diversas vezes? Pois bem! Isso demonstra quão ineficaz é o gerenciador de processos do sistema. Ao notar que um aplicativo que está sendo executado pode prejudicar a usabilidade do seu gadget, o próprio Android deveria monitorá-lo e encerrá-lo, para que toda a instabilidade trazida pelo aplicativo acabasse. Simplesmente deixando que os programas sejam executados, mesmo quando o seu celular torna-se incapaz de realizar tal tarefa, sobrecarrega o seu aparelho e você poderá perder todas as tarefas que está executando naquele momento.
Observar mais de perto esta situação e introduzir um gerenciador de processos eficaz nas próximas versões do Android irá resolver boa parte dos problemas relacionados a erros sistêmicos.
A criação de um sistema "perfeito" é uma tarefa difícil, mas simples modificações poderão tornar a usabilidade do mesmo muito mais fácil e prazerosa. O Google tem investido muito em melhorias para a sua plataforma, mas de modo geral o sistema ainda precisa levar em consideração o que realmente é útil para os seus clientes. Ouvi-los pode ser um bom começo. A grande massa utilizadora de gadgets inteligentes possui o sistema Android, se permanecem nele, é porque estão satisfeitos, mas ninguém pode negar que o sistema do Google precisa de muitos ajustes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário